INTRODUÇÃO
Os herpes vírus humanos (HHV) fazem parte da família -Herpesviridae- e têm como seu hospedeiro, o homem. São ubíquos e uma vez ocorrida a primo-infeção, permanecem no organismo do indivíduo durante toda a sua vida. Os HSV 1 e 2 estão geralmente associados à Gengivoestomatite Herpética Primária, Herpes Labial Recorrente e Herpes Intraoral Recorrente. O HHV-3 provoca a Varicela e, por reinfecção, pode ser a causa do surgimento do Herpes-zóster. O HHV- 4 está diretamente ligado à Mononucleosa Infecciosa, ao Linfoma de Burkitt, de Hodgkin e ao Carcinoma Nasofaríngeo. O HHV-5 pode levar a malformações congênitas. O HHV-6 provoca o exantema súbito e está associado à esclerose múltipla, o que demonstra seu forte potencial neuro-invasivo. O HHV-7 doença infantil infecciosa roséola, e o HHV-8 está estreitamente ligado ao Sarcoma de Kaposi.
Caracterizam-se pela sua capacidade de infectar ativamente as células alvo ou então ficar quiescente, como dormente dentro delas sem as destruir e sem ser detectado. As subfamílias de herpesvírus são:
Alfa-herpes-vírus
- Vírus Herpes Simplex 1 e 2 (HSV-1 e HSV-2) – Causadores da doença vulgarmente conhecida por Herpes.
o Vírus da Varicela-zoster (HHV-3, Human Herpesvirus-3), também conhecido por catapora-zoster no Brasil (ver Herpes-zóster).
Beta-herpes-vírus
- Citomegalovírus (ou HCMV, Human Cytomegalovirus, ou HHV-5, Human Herpesvirus-5) – Causa um tipo de mononucleose infecciosa.
- Herpesvírus 6 e 7 (HHV-6 e HHV-7, Human Herpesvirus-6 e 7) – Causa da doença infantil infecciosa roséola.
Gama-herpes-vírus
- Vírus Epstein-Barr (HHV-4) – Causa a doença do beijo ou mononucleose infecciosa. Envolvido na patogênese de alguns cancros, como o linfoma de Burkitt/Hodgkin e o carcinoma nasofaringeal.
- Herpesvírus-8 (HHV-8, Human Herpesvirus-8, ou KSHV, Kaposi’s Sarcoma-associated Herpesvirus) – Vírus que pode causar sarcoma de Kaposi (hemangiossarcoma, ou seja, tumor maligno de vasos sanguíneos).
Alguns destes vírus são neurotrópicos e podem causar encefalites, outros são linfotrópicos e causam por vezes distúrbios do sistema imunitário raramente levando a linfomas. Causam infecções graves em imunodeficientes como na SIDA/AIDS.
